sábado, 10 de fevereiro de 2007

"O Bom Pastor" é elogiado em Festival


Robert De Niro foi elogiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim, realizado de 8 a 18 de fevereiro, por seu segundo filme como diretor, "O Bom Pastor", sobre a fundação da CIA, o serviço secreto americano, e no qual também atua ao lado dos atores Matt Damon e Angelina Jolie.

"Sim, este filme é longo: 167 minutos, mas que filme", comentou neste sábado um crítico do Tagesspiegel de Berlim. Há tensão ao longo de todo o filme, que foi aplaudido após sua exibição para a imprensa.

De Niro, Jolie e a atriz alemã Martina Gedeck, que tem um pequeno papel no filme, foram muito aplaudidos pelo público que se aproximou do palácio onde é realizado o Festival de Berlim, próximo da Praça de Potsdam.

Edward Wilson (Matt Damon), um jovem idealista da Universidade de Yale, é recrutado para trabalhar no serviço secreto militar americano (Office of Strategic Services, OSS) durante a Segunda Guerra Mundial.
Os métodos técnicos e operativos desenvolvidos por Wilson na OSS fizeram desta organização a precursora da Agência Central de Inteligência (CIA) da Guerra Fria. A mesma coordenaria em 1961 o frustrado desembarque da Baía dos Porcos, em Cuba.

Trata-se de uma história inspirada no drama pessoal de um agente da CIA. "E que história!", escreveu outro crítico alemão.

No título de seu filme, De Niro faz uma parábola com a história do "Bom Pastor" (The Good Shepherd) do Evangelho segundo São João, que não abandonava nenhuma de suas ovelhas.

A "grande família" da CIA, hoje com 30.000 membros, se preocupa com cada um deles, inclusive com os integrantes de suas respectivas famílias.

Mas o que De Niro quer mostrar em sua história é o que conseguem fazer os sistemas de poder com os homens: anulá-los por completo. Isso é o que os espectadores podem ver nos olhos de Edward Wilson, que se torna um "homem de pedra" com o passar dos anos: um ser humano destroçado e carente de emoções.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!