terça-feira, 22 de maio de 2007

Astros aliviam clima do Festival de Cannes

Fonte: AngelinaJolie

Já houve suficientes momentos espantosos em Cannes este ano para tornar memorável a 60a edição do festival, apesar de o tom de muitos dos filmes ser sombrio.

A estrela Angelina Jolie e o diretor Michael Moore são os responsáveis pela maioria das manchetes até agora, quando o evento chega a sua metade -- apesar de ambos terem apresentado seus filmes fora da competição principal.

A música também tem estado presente, com os roqueiros irlandeses do U2 apresentando-se no tapete vermelho para centenas de fãs e o filme "Control", sobre a vida trágica do vocalista do Joy Division, Ian Curtis, seduzindo a crítica.

E o humorista Jerry Seinfeld tornou o clima mais leve quando desceu do alto de um hotel, vestido de abelha e preso por arames, para divulgar um filme de animação.

Entre os candidatos à Palma de Ouro estão um filme romeno contundente ambientado no final do regime do ditador Nicolae Ceaucescu e uma história sangrenta, mas engraçada, dos irmãos Coen, dos EUA.

"Zodíaco", de David Fincher, é outro dos cinco filmes norte-americanos na competição principal que impressionaram os críticos. Mas o primeiro filme do chinês Wong Kar Wai falado em inglês, "My Blueberry Nights", que abriu o festival, ganhou aplausos apenas moderados.

Dois trabalhos franceses também disputam a Palma de Ouro.

O musical "Love Songs", de Christophe Honoré, foi criticado nas resenhas, mas seu clima otimista se destacou entre o conjunto dos outros filmes, que, de modo geral, pintam um retrato lúgubre da vida.

E "The Diving Bell and the Butterfly" levou os jornalistas às lágrimas com a narrativa da história verídica de Jean-Dominique Bauby, que sofreu um derrame e só podia se comunicar piscando.

De acordo com o crítico de cinema e escritor Mark Cousins, "há um problema com o festival este ano, assim como houve em alguns outros anos: acho que não vimos a gama completa da vida na tela. O que se viu foi uma visão trágica, até mesmo fúnebre da vida".

Ele acrescentou que o nível da competição tem sido bom até agora e que "Death Proof", de Quentin Tarantino, e "Promise Me This", de Emir Kusturica, talvez aliviem o clima sombrio. Os dois filmes serão exibidos na segunda metade do festival.

Angelina Jolie vem sendo elogiada por sua atuação no papel de Mariane Pearl, a mulher do jornalista do Wall Street Journal Daniel Pearl, que foi sequestrado e decapitado por militantes islâmicos em 2002.

A história angustiante tem direção do britânico Michael Winterbottom e produção de Brad Pitt, parceiro de Jolie na vida real.

Michael Moore, ganhador da Palma de Ouro em 2004 por "Fahrenheit 11 de Setembro", desta vez volta suas críticas contra o sistema de saúde americano em "SiCKO", outro filme provocante mas divertido que retrata os EUA como país marcado pela cobiça e indiferença.

"No Country For Old Men", dos irmãos Coen, também é um dos filmes previstos para serem os maiores candidatos ao prêmio principal, combinando violência implacável com humor ágil e reflexão filosófica.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!