terça-feira, 15 de maio de 2007

Festival de Cannes começa amanhã

Fonte: AngelinaJolie.com

Um tem mais de cem anos e outro, vários séculos a mais. Mas os dois continuam celebrando a cada mês de maio uma paixão que começou há 60 anos: o cinema e Cannes, que nesta quarta-feira (16) retomam seu namoro às margens da Côte d'Azur.

Como não podia deixar de ser, o Palácio dos Festivais está pronto para receber os milhares de convidados do Festival de Cannes. Sua fachada já exibe o cartaz da 60ª edição do evento, para o qual o fotógrafo Alex Majoli captou em pleno salto astros como Pedro Almodóvar, Penélope Cruz, Bruce Willis, Gérard Depardieu e Wong Kar Wai, entre outros.

O cineasta de Hong Kong, um dos "filhos mimados" do festival, terá a honra de abrir amanhã a competição pela Palma de Ouro, com sua última obra, "My Blueberry Nights".

Com ele competem outros 21 cineastas de todo o mundo. São desde nomes consagrados, como Quentin Tarantino ("Death Proof") até novos valores em alta, como o mexicano Carlos Reygadas ("Luz Silenciosa"). Eles brigam pelo ramo dourado de Cannes, o prêmio máximo do cinema.

Mas, antes da entrega de prêmios, no dia 27, a pequena cidade de 70 mil habitantes cuja população triplica durante o evento verá suas ruas se transformarem numa passarela para alguns dos rostos mais conhecidos do planeta.

Entre as presenças confirmadas estão o casal mais perseguido pelos paparazzi, Angelina Jolie e Brad Pitt, além da cantora Norah Jones, que estréia como atriz no filme de Wong, e Javier Bardem, astro de "No Country for Old Men", dos irmãos Coen.

Anônimos

Esses são apenas alguns dos astros que a partir do dia 16 deverão brilhar diariamente nos lançamentos de seus filmes. Não só eles, mas também os jornalistas e convidados devem se vestir da forma mais elegante possível.

Fora do célebre tapete vermelho de acesso à Grande Sala Lumiére do Palácio dos Festivais também haverá o desfile de milhares de fãs anônimos, atraídos pelo brilho da fama. A legião se soma a um desfile de decotes e gravatas que dão um toque de classe aos pouco mais de três quilômetros do bulevar da Croisette, atapetado de cartazes das próximas estréias.

A rua à beira do Mediterrâneo, construída em 1868 e três anos depois "povoada" pelas suas famosas palmeiras, voltará a ser o lugar mais fotografado neste mês de maio. O clima ensolarado ajuda: as temperaturas previstas ficarão entre 11ºC e 25ºC nos próximos dez dias.

Mas nem todos os convidados do festival verão a luz do sol. Os quase 23 mil produtores, distribuidores, publicitários e comerciantes atentos ao enorme negócio do cinema se fecharão no palácio para comprar e vender os filmes que serão exibidos em todo o mundo. "Cannes é, de 16 a 26 de maio, o lugar onde é preciso estar", ensinam os especialistas no mercado.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!