sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Retorno de refugiados iraquianos

Fonte: O Diario de Angelina Jolie




A atriz e embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Angelina Jolie, pediu em carta publicada hoje no jornal "Washington Post" o retorno dos refugiados iraquianos.
Na carta, publicada na edição eletrônica do jornal, a atriz americana afirma que atualmente há "mais de 2 milhões de pessoas refugiadas em seu próprio país, sem lar, trabalho, remédios, comidas ou água limpa".

Jolie disse que "58% destas pessoas deslocadas no interior do país são menores de doze anos".

A atriz disse, que está em sua segunda gestação, acrescentou que cerca de 2,5 milhões de iraquianos tiveram que buscar refúgio fora de suas fronteiras, principalmente na Síria e Jordânia.

"Não sou um especialista em segurança, mas não é difícil ver que a Síria e a Jordânia estão carregando um peso insustentável. Estão sendo anfitriões incríveis, mas não podemos esperar que cuidem por tempo indeterminado de milhões de iraquianos pobres sem a ajuda dos Estados Unidos ou de outros países", ressaltou Jolie.

Além disso, a atriz manifesta em sua carta que seis meses após sua última visita ao Iraque com o Acnur "a crise humanitária não melhorou", embora a organização e o Governo iraquiano "tenham começado a trabalhar juntos em novas e importantes frentes".

"Os Estados Unidos podem correr o risco de que 4 milhões ou mais de pessoas pobres e deslocadas no centro de Oriente Médio cheguem a explodir em um violento desespero que leve a uma grande desordem em toda a região?", perguntou.

A carta de Jolie ressalta que o Acnur solicitou ajudas para este ano de US$ 261 milhões para melhorar a situação deste coletivo.

"Não é uma pequena quantia, mas é menos que o dinheiro que o Governo americano gasta diariamente na Guerra do Iraque", ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!