domingo, 20 de setembro de 2009

Aangelina visita campo de refugiados no Quenia

Fonte: UNHCR
Fonte: J_O_L_I_E






Dadaab, Quênia - 12 de Setembro (UNHCR)
Por Sybella Wilkes, em Dadaab, Quênia.


Neste sábado, dia 12 de setembro, a Embaixadora da Boa Vontade da UNHCR - Angelina Jolie - visitou Dadaab, o maior campo de refugiados do mundo. Ao descrever o acampamento de três complexos que ficam próximos da fronteira do Quênia com a Somália, Angelina disse ser "um dos mais terríveis" acampamentos de refugiados que ela já visitou. Jolie disse: "Se esta é a melhor solução, como deve a Somália?"

Cerca de 285.000 pessoas vivem em um espaçp projetado originalmente para 90.000. Liderados por Murphy, da UNHCR, Jolie ouviu falar sobre a luta que a agência está enfrentando para que não aconteça uma catástrofe humanitária. Indo visitar a área dos refugiados recém-chegados, as crianças correram para cumprimentar Jolie. Um menino ensinou-lhe o aperto de mão somali, e as crianças que estavam próximas, logo começaram a rir e a oferecer suas mãos para ela.

Jolie conheceu uma jovem mulher recém chegada com três filhos pequenos, sendo que dois eram bebês. Seus estômagos eram dilatados e seus narizes escorriam com claros sinais de miséria. Sentados sobre uma árvore, Murphy mostrou a Jolie os sinais da desnutrição, observando que a família iria para o hospital mais próximo no final do dia, para mais cuidados.

"Nós andamos por dias para escapar das guerras", disse a mãe à Jolie. Parentes vieram participar da festa, proporcionando alívio para a jovem mulher. Um deles falava inglês e disse à aclamada atriz norte-americana: "Nós precisamos de mais espaço".

Quando Jolie peguntou se a situação se deteriorou na Somália, a multidão que a rodeava disse que que estava "muito pior". A Embaixadora da Boa Vontade disse que ouviu falar que "é esperado que a situação na Somália só piore nos próximos mêses". Os confrontos nos últimos mêses entre os rebeldes e as forças do governo fez com que dezenas de milhares de pessoas fugissem de suas casas.

Viajando sobre o complexo Dadaab, Jolie viu do lado de fora da janela de seu veículo montes de lixo. "Não há espaço nem para o despejo, as pessoas vivem entre o lixo," disse ela. O carro passou por vários pontos de água com galões alinhados esperando a água chegar para serem reabastecidos. Murphy explicou que o grande número de pessoas no campo fez com que a água fosse reabastecida apenas uma vez a cada dois dias.

Angelina caminhou para conhecer outra família. Jolie notou uma criança puxando um recipiente de água. "Nós tivemos que parar de dar recipientes de água que rolam porque nós somos tão preocupados com a contaminação da água e com a disseminação de doenças como a cólera," explicou Murphy. No começo deste ano um surto de cólera em Dadaab foi contido graças às enormes equipes de trabalhadores humanitários. "Com mais de 7.000 pessoas que chegam por mês, e com a chuva no horizonte, eles dizem que será impossível conter o próximo surto", advertiu Jolie.

Jolie conversou com o pessoal da UNHCR enquanto caminhava pelo campo indo conhecer outra família. Todas as casas que passaram estava cheias de pessoas. "Eles não têm espaço para oferecer, então nós pedimos colaboração para os refugiados que já estão aqui para cuidar dos recém chegados", disse Murphy.

Os visitandes pararam em uma casa que moravam três famílias. Sob a sombra de uma arvore uma das famílias estava sentada esperando Jolie. A mãe da família, Zahra, chegou ao acampamento no mês passado, em um carrinho de mão com o seu filho mais novo sendo empurrado por seu exausto marido. "Felizmente nós encontramos o nossa antiga vizinha, Anab, de Mogadishu (a capital da Somália) disse Zahra sorrindo e esperando na porta de uma pequena sala. "Nós não temos um teto, porém, temos um lugar pra ficar", observou ela. Indo até Anab, Jolie foi convidada a entrar em uma pequena sala, com eixos da luz do sol entrando através do telhado em ruínas. Depos de ouvir a descrição de Anab sobre a sua luta diária para sobreviver, com 18 pessoas que vivem em seu pequeno abrigo, Jolie disse que "é espantoso que mesmo com mais e mais pessoas vindo para o acapamento eles continuam a ser generosos com o pouco que têm."

Jolie e seus guias da UNHCR chegaram na próxima casa e encontram três famílias amontoadas em um pequeno cômodo, com uma jovem mulher deitada, claramente doente. Cercado por seus filhos, o dono do abrigo, Mahmoud, estava desanimado. "Nós temops água a cada dois dias", reclamou. "Desde o ínicio deste ano, eu tive que cuidar de duas outras famílias aqui, mas com o mesmo espaço e com a mesma quantidade de água." O funcionários da UNHCR disseram que 15 pessoas sobrevivem com 100 litros de água a cada dois dias, comparando com o mínimo recomendado de 20 litros por pessoa, por dia. Olhando ao redor do cômodo Jolie ficou longe da área das latrinas dizendo: "os banheiros já estão transbordando."

Antes de sair de Dadaab, Jolie se reuniu com o representante da UNHCR no Quênia, Liz Ahua, que lhe disse: "Se não obtivermos mais terras em breve, será impossivel evitar uma grave crise humanitária." Observando que o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, tinha recebido garantias de que em Agosto novos terrenos seriam dados pelo governo queniano em uma semana. "Esperamos que isso aconteça em breve," Ahua acrescentou.

Indagada sobre as suas impressões, Jolie sorriou calorosamente. "As famílias que eu conheci hoje estão cheias de carinho e de afeto. Gostaria que mais pessoas pudessem conhecê-las, assim essas pessoas teriam um forte desejo em ajudar.

Guterres disse, no mês passado, que a UNHCR proporcionaria um extra de 20 milhões de dólares para atender as necessidades dos refugiados e da comunidade de acolhimento em Dadaab. Ele pediu uma maciça injeção de fundos a comunidade doadora. Como uma medida de emergência, a UNHCR começou a mover cerca de 12.000 recém chegados para outro campo no norte do Quênia.




+ Saiba mais sobre Dadaab (em inglês)
+ Conheça o site da UNHCR (em inglês)

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!