sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Angelina Jolie e Brad Pitt visitam Damasco na Siria

Fonte: UNHCR.org
Fonte: JustJared
Fonte: BrangelinaenEspanol
Fonte: SoulieJolie





Angelina Jolie e Brad Pitt visita duas famílias iraquianas no bairro Jaramana sul de Damasco (capital da Síria).
































Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie convida o mundo a não esquecer os refugiados iraquianos

Notícias, 2 de outubro de 2009
© ACNUR / S.Malkawi
Uma claramente movida Angelina Jolie, Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, escuta Hoda como diz seu conto angustiante de ter sido agredida fisicamente no Iraque.

DAMASCO, Síria, 2 de outubro (ACNUR) - Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie sexta-feira não chamado à comunidade internacional para esquecer as centenas de milhares de refugiados iraquianos que permanecem no exílio, apesar de uma relativa melhoria na situação de segurança em sua terra natal.

Dezenas de milhares de civis iraquianos tenham regressado ao seu país pela Síria e outros países próximos ao longo do ano passado, mas muitos mais são incapazes ou não dispostos a regressar a um país ainda abalada pela violência. Como a história do Iraque tem desaparecido das manchetes mundiais, por isso tem a difícil situação dos refugiados.

Jolie, retornando para visitar refugiados iraquianos nos países mais pobres subúrbios da capital síria, Damasco, após uma visita de 2007, disse que estes refugiados ainda precisava de ajuda e apoio essencial. "A maioria dos refugiados iraquianos não podem retornar ao Iraque, em vista do trauma grave que experimentaram lá, a incerteza associada às próximas eleições iraquianas, as questões de segurança ea falta de serviços básicos. Serão, portanto, a necessidade de um apoio continuado da comunidade internacional ".

A atriz americana aclamado, viajando com seu parceiro Brad Pitt, foi recebido em casas de duas famílias iraquianas no bairro Jaramana sul de Damasco. A primeira família, agrupamento de sete pessoas, fugiram para a Síria em 2006, enquanto a segunda família, membros de uma minoria religiosa, fugiu para o Iraque, em julho deste ano, depois de um filho, Waleed, * foi seqüestrado duas vezes e sua mãe, Hoda, * abusadas fisicamente. O patriarca da família, Fares, * E.U. teve de pagar 25.000 dólares em resgate, pela primeira vez Waleed foi seqüestrado.

O segundo tempo, ambos, mãe e filho foram roubados, e as tarifas tiveram que encontrar E.U. $ 40.000. Os dois foram libertados, mas eles tinham sofrido um terrível provação, incluindo a tortura. "Eu fui assaltado todos os dias durante 13 dias por homens acima de 10", Hoda * recordou, com a voz trêmula. "Eu queria me matar ea única razão que eu decidi não ir em frente é por causa de meus filhos", acrescentou ela.

No lançamento da Hoda e Waleed, a família fugiu para a Síria.

"Até que outras soluções são encontradas ... é essencial que a comunidade internacional de ajuda ao ACNUR para prestar apoio financeiro e de alimentos."

- Embaixador da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie

"Eu estou-lhe grato por compartilhar essa história", uma clara movido Jolie disse, apertando a mão de Hoda. "Isso ajuda a torná-lo mais fácil de compreender seus problemas. Existe uma grande quantidade de sofrimento nessa parte do mundo, você é uma mulher muito corajosa e forte para colocar esta atrás de você por causa de seus filhos".

A família disse que os sírios têm sido muito boas-vindas, mas ainda é difícil permanecer no país e desejam ser reassentadas. Enquanto isso, eles estão confiando em alimentos e apoio financeiro do ACNUR.

A agência de refugiados, em estreita colaboração com as autoridades locais e do Crescente Vermelho Árabe Sírio, ajuda os refugiados mais vulneráveis nos países vizinhos, especialmente na Síria e na Jordânia, onde o maior número encontraram refúgio. Isto inclui material, financeira, médica e outras intervenções.

Muitas das famílias que fugiram para a Síria, ao longo dos últimos anos, esgotaram as suas poupanças e agora deve contar com a generosidade e ajuda do governo e agências humanitárias como o ACNUR.

A primeira família Jolie visitou - mãe, pai e cinco crianças de sete ou menos - é um bom exemplo. Eles estavam amontoados em um esquálido, um abafado apartamento cave quarto com uma pequena janela. A maioria de suas posses, incluindo colchões, cobertores e caixas de alimentos, foram fornecidos pelo ACNUR.

Eles também tinham contos angustiante para contar, incluindo o seqüestro e tortura do pai, Taha, que ainda sofre com pesadelos e acha difícil deixar o apartamento. Sua esposa, Ibtissam, falou sobre sua luta para pagar o aluguel e comprar extras, como roupas e medicamentos. Ela trabalha como faxineira em um mercado, embora ela tenha uma licenciatura em ensino.

"Rasguei meu diploma universitário", disse ela, acrescentando: "Qual o valor que ele tem quando eu sou apenas uma senhora da limpeza". Ibtissam Jolie disse que sua família também queria começar uma nova vida num país terceiro. Duas das famílias que Jolie se conheceram durante sua visita de 2007 foram reassentados nos Estados Unidos, enquanto que uma terceira família retornou recentemente ao Iraque.

O Embaixador de Boa Vontade disse que a família visitou hoje, "não recuperou do trauma que enfrentaram", acrescentando que, "até que outras soluções são encontradas, ou estes refugiados possam voltar para casa, é essencial que a comunidade internacional de ajuda do ACNUR fornecer apoio financeiro e de alimentos para que eles possam sobreviver. Eles não têm o direito ao trabalho, para que eles não têm como sobreviver sem a nossa ajuda. "
© ACNUR / S.Malkawi
O ator americano Brad Pitt, companheiro de Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie, brinca com os filhos dos refugiados em Damasco hoje.

Durante o seu dia-viagem longa, Jolie também se reuniu com o da Síria, Bashar al-Assad, o presidente e sua esposa, Asma al-Assad, que lhe disse sobre os esforços da Síria para prestar cuidados de saúde para os mais vulneráveis e para incentivar as crianças refugiadas de ir à escola.

"É claro que o povo sírio, não importa os desafios e dificuldades que podem enfrentar, sempre mostraram a hospitalidade generosa para as pessoas em necessidade. Espero que o resto do mundo reconhece que todos nós temos de compartilhar este fardo e continuar a tomar cuidados de refugiados iraquianos ", disse Jolie, após a reunião.

O ACNUR estima que mais de 4,2 milhões de iraquianos deixaram suas casas desde o início do conflito no Iraque em 2003. Até o momento, 215.000 refugiados iraquianos são registrados com o ACNUR, na Síria, a maioria dos quais são dependentes de alimentos e outros materiais de apoio.

* Os nomes alterados por razões de protecção

Por Dalia Al-Achi em Damasco, Síria

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!