quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, Angelina Jolie reúne sobreviventes do terremoto haitiano

Fonte: UNHCR.org



Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie fala de um menino haitiano de 10 anos de idade que perdeu um membro durante o terremoto de 12 de janeiro no Haiti.

Porto Principe, Haiti, 9 de fevereiro (ACNUR) - Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie chegou na terça-feira na capital haitiana, Porto-Principe, onde visitou sobreviventes do terremoto e reuniu trabalhadores de ajuda de organizações locais e internacionais.

Jolie, quem disse que ela estava no Haiti para "ouvir e aprender", visitou os centros médicos, a missão das Nações Unidas e se reuniu com as crianças vulneráveis. Em sua chegada na capital haitiana, Jolie foi informado pela Organização das Nações Unidas Representante Especial do Secretário-Geral, Edmond Mulet, sobre a escala da operação humanitária a data e os desafios que permanecem.



Ela visitou também uma caixa para o programa de trabalho executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no distrito Carrefour de Port-au-Prince, que está permitindo que os haitianos para ganhar uma renda, pois ajudam o país a se recuperar. "Para dar às pessoas a capacidade de trabalhar para o seu futuro é tão importante neste momento. Ele ajuda a restaurar a sua esperança e respeite a sua dignidade", disse Jolie.

O programa está ajudando cerca de 40.000 pessoas com um objectivo de chegar a mais de 400.000. Ela elogiou a participantes que lhe disse que eles foram felizes para limpar o seu país e, em seguida, cantou uma música para ela sobre o orgulho do Haiti.

Na área de Santo de Port-au-Prince, Jolie visitou SOS Children's Villages, um programa mundial para criar os filhos dentro de seus próprios países. Desde o terremoto, a organização começou a prestação de cuidados adicionais para as crianças que foram recém-órfãs ou que perderam contato com seus pais em consequência da catástrofe. SOS está trabalhando para reunir as crianças com seus familiares e continuará a atenção para aqueles sem qualquer cuidadores.

Jolie aplaudiu seu trabalho, sublinhando que "novas adoções definitivamente não deve ser incentivada como uma resposta imediata à emergência. Haiti teve muitos problemas de tráfico de antes do terremoto e agora deve acompanhar de muito perto com as crianças. Gostaria de incentivar o máximo de apoio possível para grupos como o SOS eo UNICEF que se ocupam de crianças no país. "

A atriz aclamada também visitaram um hospital de tendas, criados e geridos pelo ACNUR, parceiro Médecins Sans Frontières, no município de Delmas, também em Port-au-Prince. "Eu fiquei impressionado com a força eo espírito do povo haitiano. Crianças de nove meses de idade estavam lidando com amputações com a resiliência extraordinária. Eu mesmo conheci um pouco um menino de 10 anos que recentemente teve sua perna amputada, que ficou rindo para si mesmo sobre um livro bobo, sentado no chão ", revelou Jolie.

"Esses médicos são extraordinários", disse ela. "Para todos os pacientes que tiveram que sofrer amputações há também um elevado número de membros e as vidas que os médicos conseguiram salvar".

"Levará anos para reconstruir o Haiti", disse Jolie, depois de ver a devastação de 12 de janeiro do terremoto. "Todos os dias, a ONU, governos, ONGs e organizações locais estão fornecendo mais gente com a proteção, alimentação, água, abrigo e cuidados de saúde, mas as necessidades são enormes e ainda o deslocamento pode durar uma década.

"O fornecimento adequado para abrigar os deslocados é de suma importância, especialmente porque a próxima estação chuvosa ameaça para adicionar à devastação. Todo mundo está se preparando para uma segunda onda de tragédia".

Antes de chegar ao Haiti, Jolie passou um dia na República Dominicana, onde visitou as vítimas do terremoto haitiano no hospital público local e em abrigos nas proximidades. "Fiquei impressionado ao ver o atendimento prestado pelos médicos e enfermeiros Dominicana e testemunhar a generosidade da sociedade local, que é cuidar de pacientes que receberam alta e suas famílias em sua recuperação", disse ela.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!