segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Angelina Jolie ajuda desabrigados durante visita à Bósnia Herzegovina

Fonte: UNHCR

SARAVEJO, 21 de Agosto de 2010 (UNHCR)

A Embaixadora da Boa Vontade para a Agência de Refugiados da ONU esteve na Bósnia-Herzegovina hoje, se reunindo com a Presidência do país para discutir uma série de questões, incluindo a situação das pessoas desabrigadas no país, durante um dia de visita.

A visita, uma viagem privada apoiando seu trabalho na região e em parte facilitada pela UNHCR, foi a segunda feita neste ano à Bósnia-Herzegovina após uma visita anterior feita ao país em Abril. Nesta segunda ocasião Jolie se reuniu com o Presidente Haris Silajdzic e com outro membro da presidência, Željko Komšic. O outro presidente membro, Nebojša Radmanovic, estava fora do país e não pode atender à reunião.


Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie se encontra com a Presidência da Bósnia e Herzegovina membro Željko Komšić para discutir, entre outros assuntos, a situação das pessoas deslocadas no país.

Durante a guerra de 1992-1995 que aconteceu na Bósnia-Herzegovina, quase metade da população do país ficou desabrigada. Reconhecendo a magnitude da situação Jolie declarou que "as consequências geradas pela tragédia não puderam ser desfeitas, porém, nós temos a responsabilidade de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para reduzir a dor, ajudando aqueles que precisam de ajuda. Deste modo, nós contribuímos para superar as desigualdades e para construir um futuro melhor para todas as pessoas do país."

A UNHCR tem trabalho na Bósnia-Herzegovina desde 1992 e, durante a guerra, empreendeu uma das maiores operações de ajuda. No restante do país, 113 mil pessoas estão desabrigadas internamente, e cerca de 7.000 ainda estão vivendo em centros de alojamento coletivo criados há mais de 15 anos que servem apenas como moradia temporária. A UNHCR fornece auxílio para essas pessoas, como também aos 7.000 refugiados da Croácia.


Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, Angelina Jolie, acompanhada por representante do ACNUR na Bósnia e Herzegovina, Naveed Hussain, (à esquerda) discute medidas para ajudar as pessoas deslocadas no restante do país, com o presidente da Bósnia-Herzegovina e da Presidência, Haris Silajdžić.

Jolie pediu medidas que colocassem o planejamento em ação. "Espero que em breve possamos dar práticos passos para melhorar a vida dessas pessoas. Os líderes políticos têm demonstrado um espírito de compromisso para fazer isso. Agora é necessário um pouco mais de urgência."

Após a reunião, o representante da UNHCR na Bósnia-Herzegovina - Naveed Hussai - comentou que esta visita da Embaixadora da Boa Vontade da ONU foi parte do contínuo compromisso da UNHCR em acabar com o problema de falta de moradia na Bósnia-Herzegovina, seguida por visitas de alto-nível feitas ao país, incluindo a missão anterior de Jolie em Abril, e a visita de Antonio Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Jolie declarou sua felicidade em estar de volta ao país e disse que espera voltar à região nos próximos meses para continuar seu trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!