terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Jolie visita refugiados do Chade
































Angelina Jolie visita campo para avaliar a situação no Chade para Darfur refugiados

Bahai, Chade, 27 fev (EFE) - O ACNUR Goodwill Ambassador Angelina Jolie na terça-feira, completou uma missão de dois dias para um campo de refugiados no Leste do Chade, que permitiu a ela para avaliar como a situação de segurança deteriorou-se para os refugiados sudaneses desde sua última visita ao Chade três anos atrás.

Jolie, que visitou os dois países vizinhos do Chade e do Sudão Darfur região com o ACNUR, em 2004, disse que ela foi atingida por um sentido de esperança que ela encontrou no Oure Cassoni-campo perto desta cidade e pelo amplo desejo de paz, os detentores de ser implantado no Chade .

Ela também refletiu sobre as dificuldades eo sofrimento que ela tinha visto no acampamento, que está localizado a menos de cinco quilómetros da fronteira com o Sudão. "É sempre difícil ver pessoas decentes, as famílias que vivem em condições tão difíceis", disse ela. "O que é mais desconcertante é o tempo que está levando a comunidade internacional para responder a esta crise", Jolie acrescentou.

A premiada atriz teve que viajar através de uma sandstorm, na segunda-feira para chegar à Oure Cassoni-campo, que um refugiado com população de mais de 26.000 é o norte ACNUR prazo de 12 campos no Leste do Chade habitação mais de 230.000 refugiados provenientes do Sudão atormentada Darfur região.

Ela foi saudado em uma das muitas escolas primárias do acampamento por cantar crianças como o deserto do vento chicoteado contra o toldo de plástico que servem de estrutura do telhado e paredes. As areias e lesar tempestades tornar difícil a sua vida ainda mais dura, com muitas das tendas e lama-tijolo casas parcialmente ou completamente enterrados. Lenha para cozinhar e aquecer é escasso na região, e da concorrência para os recursos provoca atrito entre os refugiados e as populações locais.

Refugiados vezes as mulheres são abusadas sexualmente e fisicamente, enquanto a recolha dos preciosos restos de lenha, para além da protecção da polícia fornecida pelo governo do Chade para ajudar a garantir segurança refugiado.

Na escola, Jolie escutados infantis contos do cotidiano, as suas preocupações e suas esperanças de um dia regressar a suas casas em Darfur. A sala estava cheia de riso como ela e as crianças tiveram vira desenho um para o outro. Ela mais tarde visitou doentes mentais refugiados.

Na terça-feira, Jolie visitou um homem-a-reservatório que alimenta o campo com água, mas que agora está quase vazio após chuvas decepcionante no ano passado. Suas reservas estão encolhendo um motivo de preocupação para os refugiados e ACNUR.

Ela então sentei com um grupo de mulheres e discutiram seu desejo de acesso a actividades geradoras de rendimentos, bem como a sua ânsia de regressar a casa. Mas as mulheres, que estavam se preparando comemorações para o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, disse que não foi ainda suficientemente seguros em toda a fronteira e muitos dos refugiados que ela falou para apoiada apela para uma força de paz no Chade.

Na semana passada um relatório ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Secretário-Geral Ban Ki-moon propôs o envio de uma multi-dimensional missão de manutenção de paz para o Chade para proteger civis e dissuadir ataques transfronteiras.

Os refugiados Jolie falou também chamou para conforto dos últimos relatórios de rádio dizendo que a base de Haia Tribunal Penal Internacional (TPI), o Conselho de Segurança havia dito que tinha provas credíveis de graves crimes contra a humanidade cometidos em Darfur.

"Hoje, muitos refugiados parecia ter um novo sentido de esperança, e eles querem ver os responsáveis levados a julgamento... A fim de se sentir seguros o suficiente para voltar para casa, essas pessoas disseram que precisam de saber que os homens que atacaram lhes tinha sido despojado de suas armas ", disse Jolie. "Este é um dia muito importante para a justiça internacional. As decisões do TPI poderia fazer uma grande diferença na vida destas mulheres e seus filhos."

Jolie teve alta elogios para o pessoal do ACNUR e das ONG trabalhadores que ela conheceu no acampamento. "Anos em tal situação, já que se encontrem abrangidos pelo ataque, os trabalhadores humanitários" espíritos são ininterrupta ", disse ela.

Há mais de 230.000 refugiados provenientes do Sudão no Leste do Chade, enquanto cerca de 46.000 refugiados da República Centro Africano encontraram refúgio no sul do Chade. Para além destes refugiados, perto de 120.000 Chadianos estão deslocadas na região oriental do seu próprio país.

Por Matthew Conway
Em Bahai, Chade

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!