quinta-feira, 23 de julho de 2009

Angelina Jolie visita pela terceira vez o Iraque

Fonte: Fasdeangelinajolie







A Embaixadora da ONU Angelina Jolie retornou ao Iraque nessa quinta-feira para oferecer suporte para as centenas de milhares de iraquianos que permanecem refugiados dentro de seu próprio país.

Durante sua visita a Bagdade, Jolie visitou um assentamento improvisado para pessoas internamente refugiadas no Chikook subúrbio a noroeste de Bagdá, onde reuniu-se com quatro famílias deslocadas do distrito de Abu Ghraib, situada a oeste de Bagdad, e do subúrbios ocidentais da capital.

Apesar das dificuldades no Iraque, Jolie disse que foi um momento de oportunidade para iraquianos reconstruir suas vidas. "Este é um momento onde as coisas parecem estar melhorando, mas iraquianos precisam muito de apoio e ajuda para reconstruírem suas vidas."

As famílias que Jolie visitou queixam-se de que seus filhos não podem ir à escola e não podem se dar ao luxo de pagar por um tratamento médico para as diversas doenças que a região tem. Ali de 43 anos construiu a sua casa com tijolos crús em Chikook após escapar de Abu Ghraib com sua mulher de 38 anos e seus seis filhos há quatro anos atrás.

"A única ajuda que recebeu foi do ACNUR. Eles foram os únicos que bateram em nossa porta. Mas ao olhar para esta vida, você vê que é muito duro para nós", disse ele. "É preciso ter muita força para sobreviver neste mundo. Não sei se eu seria forte o suficiente para sobreviver aqui completa Angelina.

Em uma casa vizinha, a chegada da atriz reuniu um grupo de nove pessoas, incluindo crianças que não vão à escola e um bebê com uma erupção cutânea em todo o seu corpo. Jolie balançou o recém-nascido no colo durante toda a visita. Nora moradora da casa nós disse que estudou Direito, mais foi obrigada a abandonar os estudos devido a fuga de sua família por causa da enorme concentração de violência que a família vinha sofrendo.

"De jeito nenhum", disseram os membros da família quando foram perguntados por Angelina se eles queria retornar ao seu antigo lar. "Nossos vizinhos voltaram e suas três filhas foram mortas, isso é o que aconteceria com nós se voltássemos, afirmou um dos moradores da casa.

"Eles têm razão de se sentir que não é justo", disse Jolie, que se comprometeu a voltar ao Iraque. "Eu quero voltar e encontrar você em um lugar melhor, em uma situação diferente. Esperamos que a ACNUR e o governo dêem o apoio para que você consigam obter um pedaço de terra. Você não precisa de ajuda só porque são pobres, mas sim porque são o futuro do Iraque ", ela frisou, acrescentando que ela esperava que Salwa seja capaz de se tornar uma advogada.

"A imagem neste campo é brutal, mas há também algumas pessoas que foram capazes de voltarem para suas casas ou irem para outras zonas mais seguras", Jolie disse . "Existem algumas mudanças. Existem pessoas refugiadas que voltam para seus locais de origem, mais ainda há um grande número de pessoas sem um teto fixo, o que vejo é que não há muito progresso nisso tudo."

Chikook é o lar de mais de 20.000 pessoas, principalmente mulheres e crianças, incluindo milhares de pessoas de locais vizinhos. Lá falta água potável, um sistema operacional de esgoto e estradas pavimentadas. A área está cheio de lixo, apesar de a ACNUR ter feito uma limpeza no local no início deste ano.

A agência das Nações Unidas refugiado tem transportado água potável para os moradores ao longo dos últimos meses através de caminhões, mais estão trabalhando para reabilitação o sistema de abastecimento de água e realizadas também pequenas reformas nos abrigos.

O ACNUR estima que haja cerca de 1,6 milhões de iraquianos que foram deslocadas internamente por causa da guerra que começou em Fevereiro de 2006 após o bombardeamento de uma mesquita na antiga cidade de Samarra. Quase 300.000 já voltaram para suas casas no meio de uma melhoria geral da situação de segurança desde meados de 2008.

Desde abril do ano passado, o ACNUR tem feito abrigos de emergência para abrigar 5.000 famílias. Perto de 20.000 casas serão reabilitadas até ao final deste ano. Centenas de milhares de refugiados iraquianos permanecem em países vizinhos, principalmente na Síria e Jordânia.

Jolie esta fazendo a sua terceira viagem ao Iraque. Em Agosto de 2007, ela visitou 1200 refugiados em Al Waleed acampamento que fica perto da fronteira com a Síria. Ela também visitou o país em fevereiro do ano passado, quando ela destacou os problemas enfrentados pelos deslocados internamente e pediu ajuda para eles.

* Os Nomes que constam nessa matéria com exceção do nome da Embaixadora da ONU Angelina Jolie foram alterados por razões de proteção.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!