terça-feira, 16 de março de 2010

Angelina Jolie doa US $ 75.000 a escola para meninas no Afeganistão

Fonte: UCHCR

Angelina Jolie doou 75.000 dólares para uma escola para meninas na província de Nangarhar leste do Afeganistão, de acordo com o ACNUR.

A escola possui oito salas de aula, quatro edifícios da administração, um poço e oito banheiros, e pode acomodar até 800 meninas em dois turnos. A academia foi inaugurada quinta-feira passada, e as aulas começam na segunda-feira.

Apenas 18 meses atrás, Jolie visitou o assentamento de refugiados retornados e manifestou preocupação com a falta de instalações de educação básica para crianças, por isso estamos contentes de vê-la a tomar algumas medidas.

Veja Matéria completa aqui ou veja mais abaixo!




Algumas das estudantes durante a abertura da nova escola financiada pela Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie em Tangi, leste do Afeganistão.

TANGI, Afeganistão, 15 de março (ACNUR) - Não houve comemorações em Tangi semana passada, quando uma nova escola primária para meninas foi inaugurada apenas 18 meses depois de Angelina Jolie visitou o assentamento de refugiados retornados e manifestou preocupação com a falta de instalações de educação básica para crianças .

O popular Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, desde E.U. $ 75.000 para a construção da escola na província de Nangarhar leste do Afeganistão, que foi inaugurada na quinta-feira, a tempo do início do ano letivo na próxima segunda. Com oito salas de aula, quatro edifícios da administração, um poço e oito banheiros, a escola pode acomodar até 800 meninas em dois turnos.

Ele foi bem acolhida pelos pais que relutam, por razões culturais, para enviar suas filhas para escolas usada por meninos. Salas de aula escola construída há dois anos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) oferecem um ensino primário de mais de 1.300 alunos, com os meninos irão na parte da manhã e raparigas à tarde.

Mas esse acordo não foi satisfatório para a maioria dos pais, enquanto as instalações disponíveis eram insuficientes para satisfazer as necessidades da localidade em crescimento.

Laila, uma saída 14 anos de idade, cuja família voltou para o Afeganistão do vizinho Paquistão, em 2008, está entre aqueles que se beneficiarão da nova escola. "Eu sempre tive sonhos e esperanças de ir à escola", disse Laila, acrescentando que "a esperança de se tornar um professor qualificado reavivou em mim."

Hakima, também de 14 anos, foi estudar na escola existente, mas ela explicou que sua educação estava sendo ameaçado pela falta de instalações. "A escola que estamos estudando em salas de aula não tem o suficiente... Seis das nossas aulas estão estudando em tendas". disse ela, acrescentando: "Por causa das limitações culturais e as preocupações de segurança, eu tinha decidido não continuar."

Iqbal Azizi, chefe do departamento provincial da educação, disse dom Jolie foi muito importante porque era garantir um futuro mais brilhante para muitas meninas em Tangi que "caso contrário teria sido privado da educação, na ausência de um edifício da escola primária".

Há três assentamentos na Tangi, reunindo cerca de 7.800 pessoas (1.300 famílias) que retornaram do Paquistão nos últimos cinco anos. A maioria é originária da província de Kunar, mas depois de anos no exílio, eles haviam perdido as redes sociais e sistemas de apoio, bem como a propriedade em suas aldeias.

Eles estão começando de novo em Nangarhar com a ajuda do ACNUR, outras agências humanitárias e as autoridades locais, que forneceram as necessidades básicas como moradia, instalações de água e educação.

Enquanto isso, o pai de Laila, Ustad, que trabalhou como professor no Paquistão, disse que a nova escola para meninas "foi um passo importante na reconstrução do seu país. "Isto é o que precisávamos aqui e eu acredito que há uma necessidade de cada comunidade, se quisermos construir o futuro do nosso país - para construir escolas e receber educação", disse ele na cerimônia de abertura, que contou com a presença de altos funcionários do ACNUR .

O ACNUR tem ligação com o UNICEF e as autoridades locais de educação para o recrutamento de professores do sexo feminino e garantir o fornecimento de livros didáticos. E há planos para fornecer o ensino secundário para meninas na escola nova. Atualmente, apenas duas meninas em Tangi freqüentar a escola, que está localizado a 10 quilômetros de distância.

Por Mohammed Nader Farhad em Tangi, Afeganistão

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!