terça-feira, 6 de abril de 2010

Jolie destaca o sofrimento contínuo das pessoas deslocadas na Bósnia

Fonte: UNHCR

Histórias de Notícias , 6 de abril de 2010

ACNUR © Aziz /
A mulher fala da Bósnia deslocados para Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie na cidade oriental bósnia de Gorazde.

SARAJEVO, Bósnia e Herzegovina, 6 abr (ACNUR) - Embaixador da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie pediu medidas para acabar com o sofrimento das vítimas continuam deslocados da guerra da Bósnia, após ouvir seus contos pungentes e ver suas condições de vida desagradáveis durante uma breve visita esta semana .

Jolie, viajando com seu parceiro Brad Pitt, na segunda-feira teve uma pausa nas filmagens para visitar a Bósnia-Herzegovina e destacar a situação de 113.000 refugiados bósnios e 7.000 da Croácia. Essas pessoas foram obrigadas a deixar suas casas durante a violenta dissolução da antiga Iugoslávia na década de 1990 e muitos deles estão vivendo em centros coletivos, muitas vezes em condições deploráveis.

A atriz foi aclamada claramente movidos pelo espírito - eo sofrimento - das pessoas que ela conheceu e ela se comprometeu a destacar o seu caso. A maioria das pessoas que ela falou tem vivido longe de casa por mais de uma década. Muitos dos seus filhos nasceram no exílio e nunca vi onde suas famílias vêm.

Jolie iniciou sua primeira viagem à Bósnia e Herzegovina, visitando um desmoronamento e centro coletiva dilapidado na cidade oriental de Gorazde, que fica às margens do rio Drina e era um enclave protegido pela ONU durante a guerra de 1992-1995. Ela e Brad Pitt visitou um outro centro de habitação coletiva de pessoas deslocadas em Rogatica, onde os moradores disseram ao casal sobre as dificuldades diárias que sofrem, incluindo a falta de serviços básicos como água corrente.

"Depois de ver estas pessoas e ouvir suas histórias, não posso exagerar a necessidade de focar o bem-estar dos indivíduos mais vulneráveis da população", disse Jolie, acrescentando que "o deslocamento final e garantir a qualidade de vida, podemos ajudar para promover o progresso ea estabilidade a longo prazo. "

Entre esses "a maioria das pessoas vulneráveis" eram um grupo de mulheres deslocadas internamente, que sofreu muito más experiências durante a guerra. Enquanto Pitt saiu para falar com seus homens, Jolie passou algum tempo particular com as mulheres.

Após a reunião, o emocional Jolie disse que tinha contado a ela sobre o calvário que sofreu antes de fugir para Gorazde durante a guerra, incluindo estupro e tortura. "Eu tenho o meu corpo, mas já não tem uma alma", uma mulher disse a ela.

Jolie também se encontrou uma família que tinha retornado para sua aldeia perto da cidade bósnia de Visegrad e estavam a tentar reconstruir as suas vidas com a ajuda da agência de refugiados das Nações Unidas e autoridades locais. A área viu algumas das piores atrocidades da guerra.

Sua casa foi reconstruída, mas ainda carece de água potável, electricidade e outras infra-estruturas essenciais. Assim, os pais e seus quatro filhos tiveram de cama em uma casa de propriedade de parentes em uma aldeia a cinco quilómetros de distância.

A mãe, Maja, * foi surpreendido quando ela reconheceu seus convidados famosos e convidou-os em sua casa humilde. Quando ela recuperou a compostura, disse Jolie e Pitt sobre os desafios que eles enfrentam.

Mas, enquanto Jolie ficou triste por muitas das coisas que ela ouviu, o Embaixador de Boa Vontade disse que ela era "tão inspirado por essas famílias. Apesar da dura realidade de sua existência instável, eles têm uma incrível determinação para fazer um futuro melhor para seus filhos."

E ela prometeu ajudar a difundir a consciência sobre a sua situação esquecido e prolongadas. Jolie disse que espera "voltar a este belo país em breve e se reunir com representantes políticos para discutir as soluções que são tão mal necessário."

ACNUR © Aziz /
Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie e seu parceiro Brad Pitt visita refugiados perto da cidade bósnia de Visegrad.

Olhando para o futuro, ela observou que "a Bósnia e Herzegovina tem agora a oportunidade de avançar com o fim de deslocação e ainda aproveitar a União Europeia [UE processo de adesão à União Europeia]. A liderança local tem a responsabilidade maior de fazer escolhas para assegurar que isto acontecer. "

O conflito na Bósnia Herzegovina e forçaram mais de 2,2 milhões de pessoas a abandonar suas casas, tornando-se o maior deslocamento de pessoas na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O sofrimento continua até hoje para muitos.

Até à data, mais de 1 milhão de pessoas voltaram para casa toda a Bósnia, com o ACNUR desempenha um papel importante no retorno, reconstrução e no processo de reintegração. Para aqueles que continuam deslocados, muitos são idosos ou doentes e mal consegue cuidar de si próprias. Eles têm necessidades específicas, incluindo os cuidados institucionais, tais como a habitação social, instituições de saúde mental ou geriátricas e hospitais.

* Nome alterado por motivos de protecção

Por Scott Pohl e Hussain Naveed em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!