sábado, 19 de junho de 2010

Mais da reunião de Jolie com o Presidente do Equador

Fonte: Angelina Fan Brasil

Fonte: Yahoo | Estadão

A atriz americana Angelina Jolie, embaixadora de boa vontade do Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), se reuniu nesta sexta-feira, 18, com o presidente do Equador, Rafael Correa, para conversar sobre os refugiados no marco da comemoração do Dia Mundial do Refugiado, celebrado no próximo domingo, 20. A estrela americana conversou por quase meia hora com o presidente na cidade de Shushufindi, localizada na província de Sucumbíos, fronteiriça com a Colômbia e onde há assentamentos de refugiados colombianos, afirmou um comunicado.

"Dialogamos sobre os refugiados", disse Correa à embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). "No Equador, podem contar com nosso total compromisso", acrescentou.

Angelina, que chegou na quinta ao Equador, percorreu algumas comunidades da província amazônica de Sucumbíos, que faz fronteira com a Colômbia, onde residem numerosos refugiados colombianos que saem de seu país por causa de conflitos internos.

A atriz reconheceu o trabalho de acolhida do Equador a esses refugiados em uma videoconferência com o Departamento de Estado norte-americano, na qual participaram a secretária do órgão, Hillary Clinton, o alto comissário da ONU para os refugiados, Antonio Guterres, e um grupo de refugiados do Congo.

Antes de se encontrar com Jolie, Correa declarou à imprensa local que seu país "é um exemplo para o mundo" em matéria de refugiados, e de Washington, o embaixador equatoriano nos Estados Unidos, Luis Gallegos, destacou à EFE a importância do Equador ter sido um dos países mencionados no ato do Departamento de Estado.

"Para nós, é especial porque Jolie ressaltou um problema na fronteira do Equador que às vezes passa desapercebido na política dos Estados Unidos e da comunidade internacional", disse Gallegos.

53.000 refugiados vivem atualmente no país, dos quais 98,5% são colombianos que vivem nas províncias fronteiriças. Segundo os cálculos da ACNUR, no entanto, há mais de 135.000 pessoas na Colômbia que precisam de proteção.

Esta é a segunda visita que Jolie faz à região. Desta vez, ela viajou ao local para acompanhar a evolução do acampamento situado no norte do país e visitou as 34 famílias colombianas que estão nesta pequena população na região de Sucumbíos.


07080910

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!