quarta-feira, 6 de abril de 2011

Jolie e ACNUR estão chocado com a tragédia alto mar Mediterrâneo

Fonte: UNHCR

GENEBRA, 06 de abril (ACNUR) - O Alto Comissário para Refugiados, António Guterres e Embaixador da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie expressou "profundo choque" na quarta-feira na afogamentos relatada de 213 pessoas em águas agitadas cerca de 60 quilómetros da costa sul da Itália.

http://www.unhcr.org/thumb1/4d9c86386.jpg

Segundo sobreviventes, o grupo, incluindo os somalis, eritreus e marfinenses, partiu da Líbia há três dias, na tentativa de chegar à ilha italiana de Lampedusa, no Mediterrâneo. Disseram ACNUR que muitas mulheres e três crianças estavam entre as 213 pessoas que se presume ter-se afogado quando o navio naufragou na quarta-feira. A guarda costeira italiana resgatou 47 pessoas, incluindo duas mulheres, uma delas grávida.

"Essas pessoas eram refugiados duas vezes", disse Guterres. "Eles fugiram da guerra e da perseguição nos seus próprios países e, agora, em sua tentativa de buscar segurança em Itália, que perdeu tragicamente sua vida."

Isto é particularmente preocupante, disse Guterres, numa altura em que o ACNUR e outras organizações estão fornecendo ajuda humanitária e de protecção dos refugiados a pessoas que fogem através das fronteiras terrestres da Líbia. "Eu apelo a todos aqueles patrulhamento do Mediterrâneo para fazer tudo que puder para ajudar os navios em perigo."

Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie, que hoje concluiu uma viagem de dois dias à Tunísia, disse: "Tendo acabado de passar tempo com as famílias que fogem da violência similares na Líbia, estou profundamente triste pela grande perda de vidas de pessoas que estavam simplesmente tentando fugir à guerra e encontrar refúgio. É tudo o mais devastador saber que as crianças estavam a bordo. "

Jolie, que visitou a fronteira da Tunísia com a Líbia, acrescentou: "É urgente que encontremos formas de assegurar a passagem segura da Líbia para os civis apanhados no fogo cruzado."

A Líbia tem sido tradicionalmente um país de trânsito e destino para os refugiados. ACNUR reconheceu 8.000 refugiados palestinos, do Iraque, Sudão, Etiópia, Somália e da Eritreia dentro da Líbia. Um 3000 ainda estavam em busca de asilo, enquanto milhares de outras, que não tinham acesso ao escritório do ACNUR em Tripoli, foram acreditados para estar no país.

As pessoas de África subsariana parecem estar particularmente em risco porque estão sendo associadas de mercenários estrangeiros. Muitos estão a tomar medidas desesperadas para escapar.

1 comentários:

Madame Espelho disse...

Olá, tudo bom?
Lindo blog sobre a diva Agelina :)
Obrigada por visitar o Espelho!


Beijo,

http://seuespelhomagico.blogspot.com/
Sarah Vianna

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!