sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Refugiados Bósnios recebem apartamentos após visita de Jolie

ALeqM5gmeIPnt7GnL0XedhEBkN5xr8N-jg

ALeqM5iKGhfM3uIpTanh4DUQ8f-8mWHtUQ

Com lágrimas nos olhos, 13 refugiados bósnios se mudaram nessa quinta-feira 03 de outubro para o ' Villa Angelina', um prédio que foi construído após a visita que Angelina Jolie fez a Bósnia no ano passado para chamar a atenção das autoridades responsáveis sobre a situação que esses refugiados estavam vivendo.

Os 13 moradores, a maioria idosos foram os últimos refugiados que permaneceram nesse acampamento, que possuía uma escola decadente para pessoas deslocadas pelos combates na Bósnia, que terminou há 16 anos. Alguns choraram enquanto caminhavam pelos cômodos de seus novos apartamentos.

Durante anos, as autoridades em Rogatica tentaram encontrar uma solução permanente para eles, mas nada foi feito até que Jolie e seu parceiro Brad Pitt visitaram o local no ano passado, após a visita dos astros os EUA concordaram em doar 500.000 dólares para a construção de moradias decentes para eles.

Os refugiados em Rogatica estão convencidos de que foi graças a visita e a pressão de Angelina que eles conseguira ajuda para sua causa.

Os novos inquilinos mal podiam esperar o termino dos discursos de inauguração para receber as chaves dos apartamentos que são totalmente mobiliados. Villa Angelina é o único edifício construído em Rogatica após a guerra da Bósnia 1992-1995, que matou 100.000 pessoas e deixou centenas de milhares de desabrigados.

Rodeado por casas sombrias, o edifício amarelo se destaca por sua beleza, esse foi mais um dos motivos que resolvera nomeá-lo de Villa Angelina.

Depois de anos partilhando um quarto com a irmã em uma casa de banhos com o resto dos refugiados, Lena Babic, de 79 anos, finalmente realizou seu sonho de ter uma moradia própria com um quarto só dela. A felicidade da refugiada era tando que em uma das mãos ela segurava um conjunto de chaves, e na outra uma foto de si mesma, sua irmã Mara, e Jolie. Nem mesmo depois que Lena abriu a porta e se sentou no sofá, ela largou a foto, e a exibia com orgulho, pois segundo a própria, o momento registrado foi de extrema felicidade, porque foi após essa visita que as coisas começaram a serem feitas.

"Angelina viu tudo", ela se lembrava, relatando a visita da estrela ao seu antigo quarto minúsculo que tinha um sofá quebrado e ficava ao lado da casa de banho onde todos usada para lavar roupas e pratos.

"Ela disse pra mim que se puder fazer qualquer coisa, eu teria meu próprio banheiro. Sei que ela não fez isso sozinha, outros também ajudaram, mas ela é a única que está em meu coração", disse Babic, pressionando a foto contra a peito.

Babic abriu gavetas e armários na cozinha, depois voltou para a sala e sentou-se, logo em seguida se levantou novamente e se dirigiu a cozinha e verifique de novo os armários, a refugiada estava encantada com seu novo lar, e disse que é era tudo tão perfeito.

Os apartamentos pertencem ao município, mas os ex-refugiados serão capazes de ficar neles enquanto viverem.

"É um grande prazer estar aqui, ver essas pessoas, como eles estão felizes por estabelecer suas novas casas no Villa Angelina", disse Patrick Moon, embaixador dos EUA na Bósnia, que abriu o prédio de dois andares.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!