sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Angelina Jolie e Brad Pitt saem derrotados

Fonte: O Diario de Angelina Jolie



O longa independente "Slumdog millionaire" foi o grande vencedor da 14ª edição do Critics Choice Awards, premiação dada pela crítica de cinema nos Estados Unidos, realizada na quinta-feira (8). O longa obteve cinco dos seis prêmios a que concorria, entre eles o de melhor filme, melhor diretor para Danny Boyle e melhor roteiro para Simon Beaufoy. O protagonista do filme, Dev Patel, foi considerado o melhor jovem ator de 2008 e A.R.Rahman, levou o prêmio na categoria de melhor trilha sonora.

A premiação, entregue pela Broadcast Film Critics Association (BFCA), maior organização de críticos dos EUA, lembrou também de "Milk" e de "Batman - O cavaleiro das trevas", duas produções que tiveram poucas indicações ao Globo de Ouro.

O momento mais emocionante da festa, realizada nos salões do Centro Cívico de Santa Monica, em Los Angeles, foi o prêmio dado ao falecido Heath Ledger de melhor ator coadjuvante, por seu papel em "Batman". Os presentes ficaram de pé e ovacionaram Ledger, que morreu com 28 anos em janeiro de 2008 vítima de uma overdose de remédios.

O diretor dessa sequência de "Batman", Christopher Nolan, se encarregou de receber o prêmio de Ledger e assegurou que "trabalhar com ele foi uma das maiores experiências" que teve.

Junto com o prêmio de Ledger, "O cavaleiro das trevas", sucesso de bilheteria, levou o de melhor filme de ação do ano, na frente de outras produções com grande sucesso de público também, como "Homem de Ferro" e "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal".


O drama sobre a luta política de Harvey Milk pelos direitos dos homossexuais em San Francisco deu o prêmio de melhor ator para Sean Penn e levou o de melhor interpretação conjunta.

Uma emocionada Anne Hathaway ("O casamento de Rachel") compartilhou o título de melhor atriz do ano com a ausente Meryl Streep ("Dúvida"), após um empate entre os votos dos críticos.

Kate Winslet foi a melhor atriz coadjuvante de 2008, por seu papel em "O leitor", resultado que deixou mais aberta a disputa no quesito para o Globo de Ouro. Até o momento, apenas os críticos de Chicago tinham apostado em Winslet ao invés da espanhola Penélope Cruz, que foi María Elena no filme de Woody Allen "Vicky Cristina Barcelona". A espanhola já tinha saído vencedora da maioria dos prêmios dados pelos comentaristas de cinema dos EUA, como os de Los Angeles, Nova York e Boston.

Não houve surpresas na categoria de animação e o favorito "Wall-E" arrebatou um novo prêmio, batendo o longas da Disney "Bolt - Supercão" e "Kung Fu Panda", da DreamWorks.

A melhor canção foi para "The wrestler" pelo tema homônimo de Bruce Springsteen. "Man on wire" foi considerado o melhor documentário de 2008, "John Adams" o melhor filme para TV, e o melhor longa em língua estrangeira foi para a animação "Waltz with Bashir", sobre o drama humanitário de 1982 em Sabra e Shatila, no Líbano.

O ator Richard Gere foi homenageado com o prêmio honorífico Joel Siegel.

Produções cotadas a concorrer ao Oscar, como "O curioso caso de Benjamin Button" e "Frost/Nixon", com oito e quatro indicações respectivamente, saíram de mãos vazias e foram as grandes derrotadas da noite. O mesmo aconteceu com as produções de Clint Eastwood "A troca" (com Angelina Jolie) e "Gran Torino".

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!