terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Depp e Angelina Jolie, um casal improvável

Fonte: Jolie News


Falta química ao casal no romântico em The Tourist

Hollywood aposta, de tempos em tempos, na alquimia entre dois ícones para alçar um potencial blockbuster ao sucesso de bilheteria: reunir um casal de astros do cinema no auge de suas carreiras – e belezas – em um thriller. Nos últimos 20 anos, alguns se mostraram arrebatadores: Michael Douglas e Sharon Stone em Instinto Selvagem (1992), Tom Cruise e Nicole Kidman em De Olhos Bem Fechados (1999), ou Brad Pitt e Angelina Jolie em Mr. & Mrs. Smith (2004).

Este não é o caso de Johnny Depp e Angelina Jolie em The Tourist, que deve estrear no Brasil em 21 de janeiro. Remake do sucesso de bilheteria francês Anthony Zimmer, de Jérôme Salle e estrelado por Yvan Attal e Sophie Marceau em 2005, a versão hollywoodiana investe no cruzamento dos olhares de seus protagonistas, na sofisticação dos figurinos e locações em Paris e Veneza, mas esquece do essencial: qualidade.

É verdade que a história de novela das 8 de The Tourist não ajuda. Depp é Frank Taylor, provinciano professor do Wisconsin (EUA) surpreendido, em uma viagem de trem entre Paris e Veneza, pela abordagem de uma mulher estonteante: Elise. O diálogo que se segue no encontro-chave do filme é de pobreza singular e dá o tom do que vem pela frente: Meu nome é Elise./ Eu sou Frank./ Frank é um nome horrível./ É o que eu tenho./ Talvez nós possamos encontrar um outro./ Ok.

Na frase “Talvez nós possamos encontrar um outro” esconde-se a lógica do filme, que paira sobre a incerteza a respeito da identidade do turista. Frank passa logo a suspeito de ser autor de um crime financeiro internacional bilionário, que se esconderia atrás de seu próprio rosto, tornado irreconhecível por cirurgias plásticas. Mas, convenhamos, Angelina Jolie – de novo, uma agente secreto – não precisa de uma cantada fraca para conquistar ninguém. Para um longa que investe tudo na imagem e no charme, falta química.

A responsabilidade pela falta de clima entre Jolie e Depp não é do casal, mas de Florian Henckel von Donnersmarck. Diretor do arrebatador A Vida dos Outros (2005), o cineasta alemão expõe seus defeitos ao migrar para Hollywood. The Tourist é só entretenimento, ou “thriller da velha guarda”, como Depp o descreveu no lançamento do filme em Paris. Flerta com o humor e chega a ser engraçado em algumas cenas. Mas em vários momentos é o tipo de longa que fica engraçado de tão ruim.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer comentários, críticas e sugestões, mas por favor sem ofenças a ninguem.
Obrigado por visitar o Blog Angel Jolie!